sábado, 28 de março de 2009

Reportagem
Acessibilidade na Av. Paulista

São Paulo é a cidade de muitas badalações, sons, cores, imagens e estilos. São Paulo, cidade grande, com grandes ruas, corredores imensos e um centro financeiro do tamanho da sua imponência. Entre Tantas outras avenidas que se destacam em São Paulo, nenhuma se compara a famosa Avenida Paulista.
Cerca de um milhão e meio de pessoas passam pelos seus 2,7km de extensão diariamente, sendo que muitas delas têm uma imensa facilidade de ir e vir, mas a realidade no dia a dia de muita gente com dificuldades de locomoção é outra. A antiga calçada era feita de mosaico português que simbolizavam o mapa do estado de São Paulo, estrutura que dificultava a locomoção dos “cadeirantes” nas calçadas da avenida.
Após 30 anos sem reformas, a Av. Paulista ganhou uma cara nova, com calçadas de pavimento de concreto moldado liso e mais de 200 rampas de acessos para pessoas que necessitam de cadeiras de rodas, sinalizações adequadas, canteiros e paisagismo totalmente refeitos, a reforma aconteceu entre a Praça Oswaldo Cruz e a rua da consolação, com isso a Avenida Paulista é a Primeira a sofrer uma reforma deste porte na cidade.
“Era muito difícil de andar, às vezes as rodas da cadeira caiam nos buracos e eu perdia um tempão para sair deles e agora não, agora eu posso ir e vir com tranqüilidade, sem medo, agora ficou muito bom” afirma Sra. Aparecida dos Santos 44. “Era horrível! Eu tinha que fazer muita força com as mãos para poder conduzir a cadeira, você sabe, né? Nem sempre a gente tem alguém para nos ajudar, mas agora melhorou muito, consigo ter mais agilidade e já não me canso tanto como antes” Afirma Sr. Genival de Souza 55.
. “Com sua reforma os cadeirantes podem circular com conforto e segurança, é um exemplo de acessibilidade, por que só sabe como é difícil circular pela cidade quem precisa ir e vir de cadeiras de rodas” Afirma Sra. Maria de Lourdes 31.
Contendo 116 anos a Avenida Paulista é um dos principais centros financeiros da América Latina, a avenida reúne 29 agências Bancárias, 11 sedes de Bancos e transitam cerca de 100 mil veículos diariamente e acaba de ganhar o titulo de pioneira no quesito acessibilidade e inclusão social na cidade.
O programa “Passeio Livre” da Secretaria Municipal de São Paulo tem o objetivo de padronizar as calçadas e organizar o mobiliário urbano garantindo uma livre circulação de pedestres conforme esta no decreto n: 45.904/5 “Que estabelece as normas de acessibilidade, as dimensões e materiais adequados para implantação de calçadas e uma forma de parceria com a iniciativa privada para reconstruir as calçadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário