sábado, 28 de março de 2009

O fim do Jornal Impresso.

Com um grande crescimento de jornais on-line, seguido do amplo desenvolvimento da internet, o surgimento de novas tecnologias e de um imenso volume de noticias sendo veiculadas a todo instante, é levantada duvidas entre jornalistas e especialistas sobre o fim do jornal impresso.
Muitos acreditam que os jornais convencionais vão perdendo seu espaço cada vez que o mundo inventa novas formas de se comunicar, já outros acreditam que o jornal impresso sempre ira possuir seu espaço de orientador e formador de opiniões e que o surgimento de novas tecnologias como a internet e os blogs, não representam e nunca vão representar algum tipo de ameaça aos jornais impressos.
O fato, é que o jornal impresso tem seus custos, como impressão, o papel, a gráfica e uma série de outros imensos gastos que realmente levantam duvidas sobre sua sobrevivência no mundo, mundo este, onde a prioridade é ganhar mais e ter menos custos na produção. As publicações digitais têm suas vantagens como, interatividade com o leitor, noticias complementadas varias vezes por dia, podendo ser acessadas de qualquer lugar do mundo e uma significativa redução de custos em suas edições.
Com todos estes atrativos não devemos ver os jornais e revistas digitais como uma ameaça para o jornal impresso, as páginas digitais servem como um complemento para os impressos, hoje os fatos e acontecimentos estão voltados à mídia televisiva e a internet. Porém cabe aos jornais impressos passarem por uma reestruturação de seu conteúdo, informando com mais riqueza os detalhes de tais reportagens e acontecimentos. Enquanto vemos apenas fragmentos dos fatos no telejornalismo, temos e teremos a cobertura, se não for completa, com certeza terá uma riqueza a mais de detalhes dos fatos ocorridos.
Como pertencemos a um país que se tem vários tipos de gostos, culturas, crenças e liberdade de escolha, cabe a cada um ter e querer o que lhe proporciona mais conforto, sendo páginas digitais, blogs ou impressos, como futuro jornalista, acredito que o jornal impresso não ira desaparecer, pois tenho esta visão, que cada veiculo de comunicação tem e terá a internet e os impressos como ferramentas que se complementam e trazem um algo a mais aos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário