quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Saúde no Brasil.

Saúde. Mesmo após 500 anos, a palavra saúde não ocupa um lugar de prioridade nos governos, os descasos, a falta de estrutura, e a falta de equipamentos fazem com que a saúde do Brasil entre em crise constantemente. Crise que a cada dia se agrava com filas intermináveis, Condições precárias nos atendimentos, falta de médicos, fatos que infelizmente fazem subir apenas os índices de mortes e desrespeito no atendimento público Brasileiro, índices que não apontam somente mortes, mas apontam que estamos longe de ser um padrão de atendimento, quando o assunto é saúde, com base na pesquisa da Abramge/Fenaseg, são gastos cerca de R$ 31 bilhões para cuidar de 35 milhões de assegurados, em quanto à rede do SUS para atender cerca de 145 milhões de pessoas, gastam quase o mesmo.
Com base nesta irrelevância e falta de seriedade dos governos, vamos conferir o que pensam e acham as pessoas, que mesmo com descaso, e problemas estruturais no sistema de saúde, não deixam de desempenhar seu papel na sociedade
Brasileira. Agora vamos conhecer o outro lado da moeda. Em entrevista a Enfermeira Bruna de Paula Borges de 23 anos, vai descrever um pouco mais de sua profissão.

1-O que a levou a escolha de ser enfermeira?
Bruna – Bom na verdade o meu sonho era ser médica, só que como pra cursar a faculdade de medicina ultimamente ta muito caro, eu acabei optando pela enfermagem por que de alguma forma eu queria estar trabalhando no ramo da saúde.

2- o que mais te desperta medo com relação à profissão?
Bruna – meu maior medo acho que é em relação à equipe que eu vou coordenar, em relação a aceitação deles, é... Pelo meu comando, se eles aceitarem o que, o que eu vou falar ou não, acatar ou não, e... O medo de causar algum dano a algum paciente a algum erro que eu possa cometer. Tipo, erro de morte.

3- O que você entende por ser enfermeira no Brasil?
Bruna – Ser enfermeira no Brasil é extremamente difícil, por que além da gente não ter todos os equipamentos que a gente necessita pra trabalhar, a gente não tem a remuneração que a gente deveria ter, e os pacientes não entendem que nem sempre a gente não atende do modo que deveria por... Por não ter... Por não ter equipamento pra isso, e eles acham que, que pode ser uma má vontade da gente com eles.

4- Um sonho a ser realizado em sua profissão?
Bruna – um sonho a ser realizado na profissão... É tornar cada vez mais agradável a estadia do paciente nu hospital, mesmo com os poucos recursos que a gente acaba tendo, de alguma forma poder fazer com que o tempo que ele permaneça no hospital seja mais agradável possível.

5- Como você define a saúde no país?
Bruna – A saúde no Brasil é extremamente precária, não só por não existir profissionais qualificados pra trabalhar... Mas também pela falta de empenho do governo em... Em estar tornando a saúde totalmente acessível as pessoas... e com, com a qualidade suficiente pra ter o atendimento.

6- O que mais traz satisfação em sua profissão, mesmo sabendo que as saúde no país é precária?
Bruna – Minha maior satisfação na minha profissão... É saber que eu posso influenciar diretamente no, no bem estar daquele paciente, mesmo não tendo todos os benefícios que eu necessito pra isso.

7-Se você pudesse: o que você mudaria no sistema de saúde do
País?

Bruna – eu mudaria a qualidade do atendimento, a seleção dos profissionais, e...O, ao acesso de todas as pessoas ao atendimento com maior rapidez e maior qualidade.

8- Como exercer a profissão sem transparecer sentimentos a pessoa a ser atendida?
Bruna – Bom, na verdade não existe uma formula pra gente, é... Exercer a profissão sem, sem demonstrar os sentimentos, pelo paciente, querendo ou não, a gente acaba tendo um envolvimento... Um sentimento com ele, só que... No momento a gente tem que ser o mais profissional possível, a gente tem nossos momentos de fraqueza, que a gente acaba se escondendo pra chorar, mais, no momento que a gente ta, diretamente ligado ao paciente, a gente não deixa transparecer... Nem se a gente tiver triste com relação ao caso dele, e a gente tenta... Acabar encorajando ele a lutar mesmo sabendo que o caso dele ta perdido.

9- Sendo enfermeira, o que mais te chocou até hoje?
Bruna – O que me chocou mais foi ver profissionais que nem sempre trabalhão por que gostam. Trabalhão pelo dinheiro. Acabam maltratando o paciente, não dando o atendimento que o paciente necessita e fazendo as coisas pela metade, deixando o paciente de qualquer jeito, por simplesmente, não é aquilo que ele gosta.
E a Morte já mexeu com você?
Bruna – Já, Já!
E Como você lidou com isso?
Bruna - A gente acaba se apegando ao paciente querendo ou não, mas a gente acaba tendo que superar isso, às vezes a gente se esconde e vai chorar, mais acaba vindo um outro paciente e a gente esquece um pouco.

10- Qual mensagem você deixaria para os futuros profissionais da sua área?
Bruna - A mensagem que eu deixaria? Pra que eles... Trabalhassem com os pacientes da mesma forma que eles, que eles olhariam como se fosse o pai ou mãe deles, por que querendo ou não, a gente corre o risco de um dia estar no mesmo lugar daqueles pacientes e... Qual a forma que agente gostaria de ser tratados? É assim... Que eles têm que ser tratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário